Brasília pode ganhar transporte aquático

Um projeto de lei foi apresentado na Câmara Legislativa do Distrito Federal, traz a proposta de transformar o Lago Paranoá em uma rota aquática de locomoção coletiva. A ideia do projeto é criar opções de acessibilidade para quem frequenta, ou reside nas proximidades do Lago.

O objetivo do projeto é que o Lago se torne mais que um ‘point’ de diversão no cotidiano do brasiliense, e passe a agregar mais funcionalidades, como o transporte de passageiros, e de mercadorias que podem ser transportadas por barcos, balsas e navios. O autor do projeto é o Deputado Distrital, Rodrigo Delmasso (Republicanos).

Na proposta foram listadas atividades náuticas como passeios turísticos em barcos a motor, com embarcações infláveis estilo banana boat, e os já conhecidos da cidade como caiaque, remo, stand up paddle e outras atividades aquáticas já exercidas no Lago Paranoá. O projeto também reforça a importância de uma política de licenciamento, assim como política ambiental para preservar o meio ambiente.

No dia 22 de junho de 2021, foi sancionada a lei n.º 6.868/2021, também de autoria de Delmasso, que institui a Política de Estímulo à Prática de Atividades Náuticas exploradas no Lago Paranoá. A lei também visa estimular as atividades no Lago Paranoá, oferecendo mais lazer para as famílias e segurança para os trabalhadores dentro da legalidade.

Vale lembrar que em 22 de fevereiro, foi publicado o Edital de chamamento público para que empresas manifestem interesse em apresentar a estruturação do projeto de implantação de marinas públicas na Orla do Lago Paranoá. Serão duas novas marinas na Orla do Lago. Uma na QL 8 e a segunda na altura do conjunto 4 da QL 20.

Fonte: curta mais

Inscreva-se em nossa Newsletter

Compartilhe essa matéria com um amigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Este site foi desenvolvido com o intuito de abordar e valorizar o vasto mundo da arquitetura
com ênfase nas peculiaridades reunidas na cidade de Brasília.
Nos ajude a construir um site interessante e rico em conteúdo. Envie-nos suas dúvidas, críticas e sugestões.

Clique aqui e envie-nos uma mensagem