Conjunto cultural
Da república

A enorme cúpula, na entrada da Esplanada dos Ministérios, atrai olhares curiosos dos turistas. O projeto, em formato oval, é inconfundível: a obra é de Oscar Niemeyer. A grande rampa de entrada remete o visitante a uma nave espacial, assim como a curva futurística que liga os dois andares do prédio. No interior, exposições itinerantes dão vida ao espaço. A grande área externa é frequentemente usada para exposições, performances e espetáculos.

O Conjunto Cultural da República deverá ser o principal centro cultural da capital. Foi inaugurado no dia 15 de dezembro de 2006, dia do aniversário do seu projetista, Oscar Niemeyer.

O complexo conta com o Museu Nacional Honestino Guimarães e a Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola. O espaço possui 91,8 mil metros quadrados.

Ao lado do museu, a Biblioteca Nacional contrapõe-se, em formato retangular. Um belo painel do artista plástico português Julio Pomar adorna a fachada. O espaço oferece biblioteca digital e salas para estudo. O projeto ainda não está totalmente concluído. Contará ainda, além dos edifícios já inaugurados, com uma sala para sinfônica, uma ópera, um auditório para música de câmara, assim como possivelmente outros dois edifícios destinados às representações e outras atividades culturais, tais quais exposições e eventos ligados à arte.

Os dois prédios formam um harmonioso conjunto arquitetônico. Nos finais de semana, o espaço livre vira área de lazer para os brasilienses.

Museu da República

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 18h.

Contato: (61) 3325-5220 / [email protected]

O Museu Nacional oferece visitas guiadas para contemplação dos aspectos arquitetônicos da obra de Oscar Niemeyer. Os interessados devem agendar a visita por telefone e informar o número de pessoas do grupo.

Site: www.sc.df.gov.br

 

Biblioteca Nacional

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 19h45.

Sábados e domingos, das 12h30 às 18h30.

Site: http://www.bnb.df.gov.br

Contato: (61) 3325-5220 / 3325-6410

Conjunto Cultural da República, Setor Cultural Sul, Lt. 02. , Asa Sul, Brasília – DF