LAGO PARANOÁ

O Lago Paranoá, em Brasília, foi planejado, ou seja, é um lago artificial, represado em 1959, com 40 km² e 48 metros de profundidade. Um de seus objetivos é elevar a umidade da cidade, que é naturalmente seca, mas também é um ponto turístico por sua beleza e pelas atividades oferecidas.

 

Atualmente, o lago possui mais de 110 quilômetros de extensão e é responsável pelo fato de a capital ser um dos maiores polos náuticos do país. Por suas águas é possível navegar e praticar diversas atividades. Em sua orla é possível desfrutar de uma ampla gama de bares e restaurantes com vista para o espelho-d’água.

“O céu é o mar de Brasília”, como diz o ditado do Cerrado, e o Lago Paranoá é um dos melhores lugares para apreciar seu vasto horizonte e se refrescar. Brasiliense e turistas podem admirar um pouco da beleza do lago por meio da Rota Náutica.

Começando pela Ermida Dom Bosco. O lugar é querido pela população e quem a visita não se arrepende. Possui uma vista privilegiada da cidade e do mais belo pôr do sol de Brasília. O parque conta com extensa área de Cerrado nativo e espaços para descanso e lazer, tais como anfiteatro, ciclovias, trilhas para caminhada e um deck considerado por muitos o melhor local para banho no Lago Paranoá.

Além das belezas naturais do Cerrado, o local possui uma arquitetura única, razão pela qual já foi palco de diversas competições esportivas e shows. Sua atmosfera sagrada e sua paisagem espetacular fazem da Ermida Dom Bosco um passeio para encher os olhos e a alma.

A fauna na região do lago é muito rica e ali você pode ver capivaras, pequenos jacarés, tartarugas e vários outros animais.