PRAÇA DOS 3 PODERES
A Praça dos Três Poderes é um dos pontos turísticos mais visitados em Brasília. É o centro do triângulo formado pelo Congresso Nacional (poder Legislativo), o Palácio do Planalto (Executivo) e o Supremo Tribunal Federal (Judiciário), daí o nome. Repleta de simbolismos, a praça reúne diversas esculturas, como A Justiça (uma mulher com os olhos vendados), de Alfredo Ceschiatti, e Os Guerreiros (também conhecida como Os Candangos), de Bruno Giorgi.
É encantadora a imagem das duas cúpulas que representam os plenários da Câmara dos Deputados (virada para cima) e do Senado Federal (virada para baixo). Já o prédio do STF, de colunas externas, segue linhas arquitetônicas semelhantes às dos Palácios do Planalto e da Alvorada, residência oficial do presidente da República. O Supremo possui obras de arte, um museu com um plenário da antiga sede do Rio de Janeiro, além de móveis, togas e objetos pessoais de ex-ministros.
A Praça dos Três Poderes conta ainda com os seguintes monumentos: a escultura A Justiça, de Alfredo Ceschiatti, em frente ao Supremo Tribunal Federal; o Panteão da Pátria (construído em homenagem ao ex-presidente eleito Tancredo Neves e aos heróis da pátria) e a Pira do Panteão, com a “chama eterna da democracia”; o Marco Brasília, em homenagem ao ato da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que considerou a cidade, em 1987, Patrimônio Cultural da Humanidade; o Museu Histórico de Brasília; o Mastro da Bandeira Nacional, visível de diversos pontos da cidade, cuja estrutura é de 100 metros de altura, com uma bandeira de 286 metros quadrados, permanentemente hasteada; Espaços Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.
O Centro Cultural Três Poderes, aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 18h – telefone (61) 3325-6244.