Assentamento Dorothy Stang e Nova Colina, ambos em Sobradinho, receberam hidrômetros durante entrega da rede hídrica na região, neste sábado
Os cerca de 13 mil moradores do Assentamento Dorothy Stang e da Nova Colina, ambos em Sobradinho, começaram a receber hidrômetros, durante a entrega da rede de abastecimento de água das duas áreas, na manhã deste sábado (9/3). A ação do Governo do Distrito Federal (GDF) tem custo total de R$ 10 milhões.
Ainda em processo de regularização, o assentamento Dorothy Stang surgiu em 2012. Atualmente, cerca de 2,6 mil pessoas moram na área, em 757 lotes. Em junho de 2021, a região se tornou Área de Regularização de Interesse Social (Aris), após aprovação de projeto do Executivo local na Câmara Legislativa (CLDF).
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) começou as obras para instalação da rede de água em 2023, não só no assentamento, mas também na Nova Colina, que tem mais de 10 mil habitantes.
“[O Assentamento] Dorothy [Stang], para a gente, é muito importante. Queremos a regularização dessa área como um todo. A entrega da água na porta de casa, para nós, é uma alegria muito grande. [Posteriormente,] vamos vir com iluminação e melhorias”, declarou o governador Ibaneis Rocha (MDB).
Presidente da Caesb, Luís Antônio Almeida Reis afirmou que as obras estão avançadas na Aris, com cerca de 90% da rede instalada. “Algumas famílias vão receber a primeira conta de água, zerada, simbólica, mas é o primeiro comprovante de endereço para muitas delas”, comentou.
Depois de instalados os hidrômetros e dos ramais de distribuição para os lotes, os moradores terão de concluir a instalação dentro do próprio lote. A Caesb promete concluir as obras até o início de 2025.
Em relação à entrega dos lotes regularizados, a expectativa é de que o processo comece ainda neste ano, pois a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) ainda aguarda a aprovação do projeto urbanístico, em análise pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan).
Fonte: Metrópoles