Saúde confirma 5,8 mil casos de Influenza no DF; 89 pacientes têm coinfecção por Covid

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou, nesta quinta-feira (6), que 5.805 pessoas testaram positivo para Influenza A. Dessas, 204 foram infectadas pelo H3N2, vírus que tem causado surtos de gripe no país e no mundo.

Além disso, a pasta já registrou 89 casos de coinfecção por gripe e Covid. O dado reúne os diagnósticos feitos pelas redes pública e privada de saúde.

De acordo com a pasta, nenhum dos pacientes que testou positivo para as duas doenças, simultaneamente, precisou de internação até o momento. A secretaria afirma que ainda está recebendo dados e consolidando as informações de dupla infecção.

Já entre os que testaram positivo para Influenza, 36 pacientes foram internados. Entre eles, 11 estavam infectados pela H3N2. Segundo o secretário-adjunto de Assistência à Saúde do DF, Fernando Erick Damasceno, a alta dos números pode estar relacionada ao aumento da testagem.

Alta de gripe e Covid

A SES-DF informou ainda que prevê uma explosão de casos de Covid-19 até o início de fevereiro e que, por isso, as unidades de saúde terão uma sobrecarga. Mas, a expectativa é que a situação seja diferente dos outros picos de infecção da doença, com maioria dos casos menos graves e estabilidade no número de mortes e internações.

Para evitar novas infecções, a secretaria reforça que as medidas de prevenção, tanto para Influenza quanto para o novo coronavírus, são as mesmas: uso de máscara, distanciamento social, lavar as mãos com frequência e vacinação.

A chefe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs-DF), Priscillyne Reis, orienta as pessoas que apresentarem sintomas de gripe a fazerem primeiro o teste para detecção da Covid-19. Caso o resultado seja negativo, o ideal é seguir as medidas de prevenção.

A Secretaria de Saúde não realiza teste de Influenza na atenção primária à saúde, em casos de sintomas leves. De acordo com a pasta, “a identificação do sorotipo viral não é necessária para que seja iniciado o plano terapêutico e não muda a conduta clínica, que permanece a mesma para todos os casos de síndrome gripal sem complicação”.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Compartilhe essa matéria com um amigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Este site foi desenvolvido com o intuito de abordar e valorizar o vasto mundo da arquitetura
com ênfase nas peculiaridades reunidas na cidade de Brasília.
Nos ajude a construir um site interessante e rico em conteúdo. Envie-nos suas dúvidas, críticas e sugestões.

Clique aqui e envie-nos uma mensagem