6 dicas de decoração de sala simples

Após encontrar o imóvel dos sonhos, chega o momento dos moradores saírem em busca de elementos próprios para tornar os seus espaços mais aconchegantes e estilosos. Neste momento, muitos deles preferem investir em uma decoração de sala simples e barata, evitando gastos exorbitantes ou reformas intermináveis.

Caso você se enquadre nessa categoria, temos uma ótima notícia — atualmente, existem diversas opções que cumprem bem essa proposta e têm o poder de transformar o seu espaço em um passe de mágica. Há a possibilidade, por exemplo, de investir em revestimentos especiais, eleger uma paleta de cores do seu gosto ou, simplesmente, contar com a ajuda de um profissional para guiar todo o processo.

Foi pensando nisso que criamos o post de hoje. Selecionamos diversas dicas e inspirações para que o seu lar fique completo, sem que seja preciso gastar muito. Não perca!

Dica 1: aposte nas cores certas

Analisar a cor do projeto é um dos passos mais importantes na hora de elaborar uma decoração de sala simples e barata. Utilizando a paleta correta, você conseguirá não somente transmitir as sensações desejadas, como também, valorizar o espaço e deixá-lo mais amigável e acolhedor.

Caso o seu cômodo conte com metragens reduzidas, a melhor saída é evitar tons escurecidos, bem como os tecidos compostos por estampas grandes e marcantes demais. Em vez disso, as opções neutras e delicadas são muito bem-vindas.

Agora, se você sentir falta de um toque extra de vida, considere incluir as cores vibrantes nos detalhes da composição Exemplos? As luminárias, os quadros, os vasos de plantas e demais adornos.

Para esses itens, uma boa pedida são as tonalidades que estão em alta no mundo do design. O Classic Blue é uma ótima solução. Mas, você também pode recorrer ao verde-musgo, tons terrosos ou demais opções capazes de refletir a sua personalidade.

decoração de sala simples e barata

Dica 2: invista em peças curingas

Ao contrário do que se imagina, não é preciso adquirir móveis suntuosos e caríssimos para alcançar um bom resultado na decoração de um espaço.

O truque de mestre para a decoração de sala simples e barata é utilizar as chamadas “peças curingas”, que conseguem adicionar estilo e, como bônus, ajudam a tornar o cômodo mais funcional e preparado para o dia a dia. O puff é uma delas. Disponível em versões compactas e, até mesmo, multiuso, ele pode servir tanto como um banco extra, quanto como uma mesa de centro.

Ao longo do planejamento, considere a possibilidade de incluir nichos e cadeiras que tenham um design clean, com linhas retas e finas. Esse detalhe permitirá que esses elementos possam ser acomodados em vários pontos do ambiente, especialmente, nos cantos.

decoração de sala simples e barata

Dica 3: considere o uso de plantas

Quando falamos sobre decoração de sala simples e barata, não podemos esquecer das plantas. Acessíveis, charmosas e excelentes para adicionar cor em um visual, elas podem ser usadas tranquilamente no seu cômodo de estar.

Para que o resultado não fique carregado, porém, é interessante não pecar pelo excesso. Em vez de preencher o espaço com folhagens, prefira utilizar pouquíssimos acessórios, mas que sejam capazes de valorizar o cômodo. Os nossos preferidos são os vasos, cachepots ou ganchos — que, por sua vez, devem ser escolhidos conforme o estilo dos moradores.

Entre aqueles que gostam de uma produção mais urbana e contemporânea, os modelos metálicos, brancos ou acinzentados são ideais. Em contraponto, para quem prefere uma combinação rústica e com atmosfera tropical, os produtos em cerâmica e pautados por tons terrosos conversam perfeitamente com a proposta.

E não só isso! Se o espaço permitir, existe a possibilidade de criar uma “parede viva”, formada somente por plantas e tornando o local bem mais dinâmico.

decoração de sala simples e barata

Dica 4: reutilizar garante uma decoração de sala simples e barata

O orçamento está curto e, mesmo assim, você deseja repaginar o cômodo? Tudo bem! Uma solução para decoração de sala simples e barata é começar a transformar alguns objetos antigos e que, até então, estavam esquecidos em algum canto da casa.

Basta usar a criatividade e reservar um tempo do seu dia para essa tarefa. O sofá costuma ser um bom alvo, podendo ser forrado com um tecido diferenciado. Também existe a opção de reformar almofadas, confeccionando capas novas e com cores que estejam de acordo com o restante do visual.

Em relação ao mobiliário, o pensamento continua o mesmo. Se você, em certo momento, acabou enjoando da aparência das suas peças, considere pintá-las, modificá-las ou, simplesmente, acrescentar um detalhe capaz de deixá-las “de cara nova”. Tal técnica pode ser aplicada em diferentes itens, desde estantes, até mesas de centro, apoiadores ou cadeiras.

decoração de sala simples e barata

Dica 5: recorra às prateleiras

As prateleiras são sempre válidas em um projeto decorativo, ainda mais, se estivermos falando de um cômodo compacto. E não se engane: existem diversos modelos que podem ser comprados ou, inclusive, feitos em casa, tornando o cômodo mais original. Para os amantes do estilo industrial, recomendamos o uso das prateleiras formadas por canos de PVC.

Se a ideia é conquistar um efeito rústico, considere montar uma estrutura com cordas e madeira de demolição. Também existe a opção de investir em estruturas geométricas, que podem surgir em versões triangulares e ajudam a valorizar a sala de estar, deixando a área moderna e própria para receber variados itens decorativos. Decoração de sala simples e barata e muito útil!

Dica 6: conte com um bom profissional

Às vezes, temos muitas ideias na cabeça e, na hora de colocá-las em prática, mal sabemos por onde começar. Esse cenário é muito comum, principalmente, no desenvolvimento de projetos de decoração de sala simples e barata.

Mas, você não precisa passar por essa situação sem um apoio. Para resolver de vez as suas dúvidas, conversar com uma equipe especializada no assunto é sempre uma boa saída. Hoje, existem sites que facilitam esse contato, enviando projetos em 3D e prestando todo o suporte aos clientes de modo 100% digital, como a Arquiteto de Bolso!

Assim que investir nessa modalidade, será possível acertar em cheio nas suas tomadas de decisão, sem correr o risco de cometer erros ou comprometer o seu orçamento. Ou seja, é um verdadeiro investimento para o seu lar. Vale considerar!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Compartilhe essa matéria com um amigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Este site foi desenvolvido com o intuito de abordar e valorizar o vasto mundo da arquitetura
com ênfase nas peculiaridades reunidas na cidade de Brasília.
Nos ajude a construir um site interessante e rico em conteúdo. Envie-nos suas dúvidas, críticas e sugestões.

Clique aqui e envie-nos uma mensagem