CATEDRAL METROPOLITANA
DE Brasília
Se você está visitando Brasília não pode deixar de conhecer a Catedral de Brasília, um lugar destaque quando se fala em arquitetura de Brasília.
A Catedral Metropolitana de Brasília foi inaugurada no dia 31 de maio de 1970. Ela fica localizada na Praça de Acesso, ao lado da Esplanada dos Ministérios.
Essa obra é de Oscar Niemeyer e ganhou o prêmio Pritzker.
Existem algumas teorias que explicam a concepção do projeto de Oscar Niemeyer. Alguns afirmam que a Catedral de Brasília foi inspirada na coroa de espinhos de Cristo, outros dizem que o edifício lembra duas mãos estendidas em formato de súplica.
Mas o fato é que a Catedral de Brasília é mais um projeto de Oscar Niemeyer que leva sua marca registrada: as curvas.
Uma das curiosidades da catedral é o seu som acústico. Se você está perto de uma parede, é possível ouvir claramente o que uma pessoa fala a vários metros de distância se ela também está próxima da parede. Umas das possíveis explicações é o formato circular da parede, que serve como um “guia da voz”. Outro detalhe é que a parede não tem nenhum revestimento acústico que barra o caminho do som.
Outro destaque da Catedral são os seus vitrais, instalados em 1990. As peças foram idealizadas por Marianne Peretti, considerada a maior vitralista do Brasil.
O vitral é composto por 16 peças em fibra de vidro nos tons azul, verde, branco e marrom. Além de deixar a cobertura mais bonita, as cores usadas trazem um ar calmo e introspectivo, ideal para ambientes religiosos.
Os visitantes da Catedral de Brasília também se encantam com os belos sinos doados pelo Governo da Espanha. A Torre que os ampara, conhecida como campanário, tem 20 metros de altura.
Uma curiosidade é que, desde 1987, os sinos tocam todos os dias no mesmo horário: às seis, às doze e às dezoito horas.
Podemos observar também na entrada da Catedral de Brasília quatro esculturas de bronze, de autoria de Alfredo Ceschiatti.
Elas representam os evangelistas Lucas, Mateus, Marcos e João.
Na segunda etapa da construção da Catedral de Brasília, entre 1969 e 1970, foi criado o interior da obra e a cobertura com vidro transparente.
O altar da Catedral de Brasília foi doado pelo Papa Paulo VI, e a imagem da padroeira Nossa Senhora Aparecida é uma réplica da original, que fica na cidade de Aparecida do Norte (SP).
O interior da Catedral de Brasília tem capacidade para receber quatro mil pessoas.
A Catedral de Brasília traz uma série de obras de arte de artistas brasileiros e internacionais. Entre eles estão Di Cavalcanti, Athos Bulcão e Alfredo Ceschiatti.
Existe também uma réplica da escultura Pietà, de Michelangelo. A escultura original está exposta na Basílica de São Pedro, em Roma.
Horário das Missas na Catedral de Brasília
De terça a sexta-feira: 12h15
Sábado: 17h
Domingo: 8h30, 10h30 e 18h