Como escolher bancadas de cozinhas

Um dos ambientes mais práticos e funcionais de qualquer projeto residencial é a cozinha. A bancada, por sua vez, abriga os principais equipamentos desse espaço. Logo, é fundamental que seja feita com o material mais resistente e higiênico. Além destes requisitos é importante atentar à estética e ao custo benefício. Outro ponto importante é adequá-las à dinâmica da família.

Reunimos no artigo a seguir algumas opções com as vantagens e desvantagens de cada um dos materiais mais utilizados atualmente.

Granito

É uma pedra natural, com cores e padrões únicos. Altamente resistente ao calor. É, ainda, a opção mais utilizada em bancadas de cozinhas e banheiros.

Vantagens
Longa durabilidade. Fácil limpeza e manutenção. Excelente relação custo x benefício. Resistência a impactos.

Desvantagem
Nem sempre é resistente a produtos ou alimentos ácidos.

Mármore

Talvez essa seja a opção mais sofisticada por sua aparência imponente e elegante. É uma pedra natural de formação calcária. Portanto, cada veio de sua composição é único.

Vantagens
Alto valor estético e resistência ao calor. É um material homogêneo e de fácil limpeza.

Desvantagens
Alto custo. Por ser muito poroso, deve receber selagem com resina anti manchas e anti bacteriana. Baixa resistência a impactos.


Pedras Artificiais

São normalmente fabricadas a partir de minerais naturais triturados, como o quartzo ou o mármore misturados com uma resina específica. Para assegurar sua qualidade é preciso trabalhar com empresas sérias.

Vantagens
Por ser industrializado, é um material padronizado e de aparência homogênea. Não é poroso, não mancha e possui fácil manutenção e limpeza. Possui uma infinita gama de cores e acabamentos disponíveis.

Desvantagens
Alto custo quando comparado às opções mais convencionais. Não possui boa resistência ao calor. Baixa resistência a abrasão.

 

Porcelanato

Bancadas de porcelanato são uma tendência que veio para ficar. São conhecidas por serem bastante resistentes. Entre suas principais vantagens estão sua durabilidade e impermeabilidade.

É, sem dúvida, um dos materiais que oferece mais opções de acabamento, já que é feita a partir do mesmo revestimento que especifica-se para pisos e paredes, com infinitas opções disponíveis no mercado, possibilitando projetos com combinações únicas. Inclusive, é a única opção que pode remeter a outros materiais como mármore, madeira ou concreto, por exemplo. Pode-se optar por esculpir (ou moldar) a cuba utilizando o mesmo material.

Vantagens
Além de diversas opções de acabamento, absorve pouca água e possui alta resistência à abrasão física ou química. É fácil de limpar.

Desvantagens
É necessário contratar uma empresa especializada porque para assegurar a resistência ao impacto, é necessário executá-la com uma estrutura reforçada.

Aço Inox

Uma das opções que asseguram maior assepsia por ser impermeável. Excelente resistência ao calor e bactérias, é a favorita das cozinhas industriais. Seria muito mais comum nas cozinhas residenciais se não tivesse um alto custo de produção.

Vantagens
Super higiênico, prático e durável.

Desvantagens
É um material que risca com bastante facilidade, além do já mencionado alto custo.

Concreto

Assim como a madeira, o concreto é bastante coerente tanto para acabamento de cozinhas rústicas quanto daquelas com traços mais contemporâneos. É um material muito resistente e econômico. Há técnicas que permitem colorir o material possibilitando mais variedades de acabamento.

Vantagens
É versátil para a decoração e muito econômico por ser produzida utilizando apenas cimento, areia e água.

Desvantagens
É necessária aplicação de produto específico para evitar infiltração. É muito poroso, e pouco resistente às manchas. Não é higiênico, sendo recomendada a utilização de tábuas de pedra ou vidro para manuseio de alimentos.

 

Madeira

Um dos materiais mais versáteis por compor bem desde ambientes mais rústicos até contemporâneos. Traz aconchego e são bastante práticas na hora de instalar. As madeiras mais utilizadas são o carvalho, nogueira e a faia.

Vantagem
Praticidade na instalação.

Desvantagens
Baixa resistência a calor e a impacto de objetos pontiagudos. Necessidade de alta manutenção pelo alto contato com a água.

 

Vidro

Quando fabricadas em vidro temperado são bastante seguras. Podem receber tratamento com soluções anti-manchas e também antibacterianas.
Pode ser executada em vidro transparente, translúcido, texturizado ou colorido.

Vantagens
Resistência a manchas. Facilidade na limpeza e manutenção. Combinam com praticamente todos os acabamentos.

Desvantagem
Alto custo de fabricação e instalação.

 

Pedra Sabão

Trata-se de uma pedra natural, também chamada de esteatita, comumente utilizada em clínicas e laboratórios por ser muito resistente a produtos ácidos.

Vantagem
Uma das opções mais duráveis.

Desvantagens
Suporta calor com menos resistência que outras pedras naturais, como o granito, por exemplo. Requer manutenção constante com lubrificação e polimento.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Compartilhe essa matéria com um amigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Este site foi desenvolvido com o intuito de abordar e valorizar o vasto mundo da arquitetura
com ênfase nas peculiaridades reunidas na cidade de Brasília.
Nos ajude a construir um site interessante e rico em conteúdo. Envie-nos suas dúvidas, críticas e sugestões.

Clique aqui e envie-nos uma mensagem