Preparar os ambientes de trabalho para promover mais colaboração não quer dizer, simplesmente, criar espaços colaborativos bacanas e visualmente bonitos. Vai muito além disso…
O conceito de “Colab” destaca a importância de observar e analisar quais tipos de colaboração um ambiente de trabalho necessita. Isso vai de empresa para empresa, das necessidades de cada indivíduo e de quais negócios são feitos ali.
Mas, tenha sempre em mente: colaboração é diretamente proporcional à troca, seja ela de informação, de ideias, de necessidades, etc.
No entanto, há 3 tipos básicos e fundamentais de espaços colaborativos que podemos ter em um escritório:
- Espaços de descompressão (para relaxar e se desconectar por alguns segundos do trabalho);
- Espaços de reuniões;
- Espaços para conversas rápidas.
E, sim, a decoração e a escolha de móveis espaços colaborativos faz toda a diferença nessa hora!
Vamos falar de cada um desses espaços na sequência.
ESPAÇOS DE DESCOMPRESSÃO
Esse primeiro modelo de espaço tem a ver com aqueles ambientes fora do espaço do escritório, fora das mesas em que cada colaborador trabalha.
Nesse ambiente estilo área de convivência, é importante oferecer espaços mais leves e descontraídos para a pessoa se desconectar e relaxar naquele momento.
Outro ponto a se destacar aqui, são os móveis para espaço de descompressão do escritório colaborativo.
Dá só uma olhada nesse sofá da foto abaixo, moderno e convidativo, não é mesmo?!
Espaços de reuniões
Nesses espaços colaborativos costumam ocorrer muitas trocas, ideias, reuniões de brainstorming.
São locais muitos importantes porque promovem negócios e criatividade, trocas de conhecimento e informação. Mas nos dias de hoje, a flexibilidade de se fazer reuniões em qualquer área é o grande segredo da praticidade e objetividade.
Reuniões rápidas e informais podem ser feitas em cantinhos do escritório, bastando delimitar o espaço com divisórias móveis e leves e incluir móveis para sala de reunião que ofereçam fácil mobilidade.
As melhores opções oferecem um tipo de isolamento acústico que melhoram a acústica do escritório, importantes em áreas colaborativas que costumam ter muitos ruídos.
Pense nisso, a flexibilidade dos espaços para reuniões é uma tendência cada vez mais necessária.
Além disso, nunca releve a importância de oferecer móveis para sala de reunião que permitam a conectividade.
Dá só uma olhada nesses puffs que possuem entradas de USB que oferecem a possibilidade de carregar os dispositivos durante as reuniões:
Muito interessante, não é?
E todo mundo precisa estar, hoje em dia, com o celular na mão, um iPad ou notebook, especialmente no caso de reuniões rápidas e informais, não é mesmo?
Então, pense nisso na hora de especificar esses produtos, pois os detalhes fazem toda a diferença!
Espaços para conversas rápidas
Também há um outro espaço sendo cada vez mais usado nos locais de trabalho que são as áreas preparadas para que os colaboradores possam ter conversas rápidas próximo à sua mesa de trabalho, sem precisar se preocupar em reservar a sala de reunião ou se esse espaço estará disponível para o horário que deseja.
Dá só uma olhada no modelo abaixo:
Fonte: blog.marelli.com.br