Confira 10 grandes dicas para fachadas

Sendo um elemento muito importante na construção, as fachadas de casas e também de lojas deve ganhar um cuidado especial. Elas funcionam como um convite e uma promessa para conhecer o espaço interno do imóvel.

Na hora de escolher o projeto de fachada ideal, é importante conversar com um arquiteto que cuidará da parte mais técnica em relação às medidas corretas.

Porém, é possível soltar a imaginação na hora de decorar esse espaço. Aproveite e apresente suas ideias e inspire-se nas dicas deste post.

Dicas para fachadas de casas e lojas

Na hora de planejar a fachada perfeita, nada melhor do que boas dicas. Confira 10 sacadas para fazer bonito na hora de esquematizar a fachada da sua casa ou loja.

  1. Visão perfeita mesmo com muro

Para que a parte frontal fique bem visível, mesmo com a construção de um muro, é simples. Basta optar por um muro de vidro. Assim a fachada fica aparente, mas ainda pode contar com uma proteção.

  1. Bom uso dos portões vazados

Uma alternativa para deixa a fachada visível, porém protegida é escolher portões vazados. Essa opção tem um bom custo-benefício, além de serem estilosos e modernos.

  1. Jogo de contrastes entre pintura, janelas e portas

Para criar uma brincadeira de texturas e cores uma ideia é unir uma pintura com cores fortes e portas e janelas de madeira. É uma opção atraente para sua casa ou loja.

  1. Imponência é a chave

Para que o visitante tenha vontade de conhecer o interior do imóvel, nada melhor do que planejar uma fachada imponente. Essa dica vale tanto para residências quanto para comércios.

  1. Jardim para valorizar

Para a frente da casa ou loja em cores mais neutras, como os pastéis, branco ou nude, uma grande ideia é colorir com um jardim. Ter flores e um gramado bem cuidado passará a sensação de alegria e deixará o local mai valorizado.

  1. Ousadia em madeira, pedra e tijolos

Revestimentos de madeira, pedra e tijolos são muito usuais para as fachadas em um estilo mais ousado. Esses materiais podem ser utilizados para compor toda a estrutura ou em partes pontuais para destaque.

  1. De olho no telhado

A parte do telhado deve ser lembrada na hora de fazer o projeto da fachada. Não importa se ele é simples ou mais elaborado, porém a cor é de grande influência para o conjunto. Um telhado transparente, por exemplo, transmite uma linguagem mais moderna.

  1. Tom sobre tom

A coloração da parte frontal é um dos itens que chama mais atenção. Uma boa forma para destacar alguns pontos específicos na fachada é utilizar tom sobre tom. A combinação do branco com as demais cores continua sendo um grande coringa da arquitetura.

  1. Descombinado as cores para residência

Para casas, é importante lembrar que não é preciso que a fachada seja da mesma cor que a residência. Esse tipo de combinação era muito usual nos anos 90, porém agora já não se está entre as tendências.

  1. Combinado as cores para marcas

 Já para fachadas de lojas e comércios uma grande estratégia é combinar as cores utilizadas com a identidade visual da marca. Esse truque fará com que o cliente associe aquele jogo de cores à empresa.

Hora de aplicar as dicas para fachadas

Com essas 10 grandes dicas para fachadas sua casa, loja e comércio ganharão ainda mais destaque. Uma dica extra é saber que para manter a pintura sempre bonita, é aconselhável retocar a cor a cada 5 anos.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Compartilhe essa matéria com um amigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Este site foi desenvolvido com o intuito de abordar e valorizar o vasto mundo da arquitetura
com ênfase nas peculiaridades reunidas na cidade de Brasília.
Nos ajude a construir um site interessante e rico em conteúdo. Envie-nos suas dúvidas, críticas e sugestões.

Clique aqui e envie-nos uma mensagem