Dicas para Banheiros Pequenos Planejados

Aproveitar melhor o espaço dos banheiros é um problema que muita gente enfrenta, seja em casa ou apartamento, os banheiros são, na maioria dos projetos, pequenos e cheios de funções.

Na hora de pensar em decoração, o banheiro acaba ficando de lado e sem um bom planejamento ele fica uma  “zona total” – é secador pra um lado, roupa suja pra outro, toalhas jogadas e uma infinidade de coisas sobre a bancada da pia, por isso é muito importante, principalmente em banheiros pequenos, investir em organização e móveis planejados para otimizar os espaços de forma funcional.

A escolha do vaso

Vou confessar uma coisa… eu, tenho muito problema com banheiros pequenos, porque muitas vezes a escolha do vaso, ou a posição dele está errada, e minhas pernas são compridas e acabam batendo na parede. Não foi uma nem duas vezes que eu passei por esse dilema e tenho certeza que muita gente também passa.

Por isso, a importância de saber escolher bem o vaso sanitário.

Principalmente em imóveis antigos, em que o vaso sanitário tinha o sistema de descarga sem caixa acoplada e depois teve o vaso substituído por um modelo de vaso com caixa acoplada mais comprido que reduz o espaço livre para as pernas. Acontece muito!

Claro que o vaso com caixa acoplada é melhor, economiza água, enquanto um vaso comum gasta em média 30 litros, o vaso com caixa acoplada gasta de 3 litros a 15 litros de água por descarga, mas, não é esse o ponto que estamos tratando, estamos falando de espaço, de ergonomia. E tem uma solução que pode resolver a questão sustentável e ergonômica, que são vasos com caixa acoplada embutida na parede, como o da foto abaixo.

Ele possui uma válvula que lembra um vaso comum, porém, embutido na parede, está o reservatório de água que é mais estreito e mais alto que um reservatório comum, ou seja, ganha alguns centímetros livres para as pernas.

Em imóveis novos esse vaso pode ser planejado junto com a construção e embutido na parede sem necessidade de adaptações, já em imóveis construídos é possível fazer uma adaptação com drywall criando uma meia parede para embutir a caixa acoplada, de quebra você ainda ganha um espaço para colocar um perfume de ambiente, uma vaso com flores, enfim, um espaço útil sobre esta meia parede.

Agora falando em medidas ideais, a medida mínima entre a borda do vaso e a parede oposta, onde as paredes irão ser direcionadas, é de 45 cm, porém o ideal mesmo é que tenha 60 cm que é um espaço confortável para sentar-se ou então se o vaso fica no caminho do box de banho, 60 cm é a medida correta para a passagem de uma pessoa.

Então na hora de escolher o vaso tem que levar em consideração essas questões: economia de água, área que este irá ocupar no banheiro e a área que irá sobrar para acomodar as pernas e a área de passagem.

Ainda sobre o posicionamento do vaso, este deve ter de sobra no mínimo 30 cm de cada um dos lados, entre a borda lateral do vaso e a parede, ou box, ou balcão da pia, etc.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Compartilhe essa matéria com um amigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Este site foi desenvolvido com o intuito de abordar e valorizar o vasto mundo da arquitetura
com ênfase nas peculiaridades reunidas na cidade de Brasília.
Nos ajude a construir um site interessante e rico em conteúdo. Envie-nos suas dúvidas, críticas e sugestões.

Clique aqui e envie-nos uma mensagem