Dicas para Reformas Domésticas

Pronto, você comprou um imóvel, mas já está sofrendo só de pensar em enfrentar uma reforma. Calma! Não precisa sofrer por antecipação. Nós elaboramos este artigo com dicas de arquitetura para leigos, com o objetivo de trazer orientações profissionais voltadas para reformas domésticas.

Para mudar sua casa se estresse, com conforto e segurança, preste atenção nessas dicas:

1. Utilize aplicativos específicos sobre arquitetura para leigos e decoração

Por meio dos apps abaixo você pode simular diversas possibilidades antes de investir em uma reforma. Também é possível simular cores e revestimentos em paredes e planejar a disposição de quadros em uma parede. Veja:

  • Homestyler Interior Design: permite fotografar o espaço e adicionar sobre a imagem modelos de móveis, luminárias e tapetes em 3D. Além disso, também traz a possibilidade de alterar as cores de paredes e revestimentos;
  • Photo Measures: possibilita fotografar os ambientes da casa e marcar as dimensões dos móveis;
  • MEPRO — Meça e Procure: indica quais são os eletrodomésticos mais indicados para o espaço da sua cozinha de acordo com as dimensões do local onde o equipamento será instalado.

Além desses, é possível encontrar outros aplicativos disponíveis gratuitamente. Cada um com funções específicas mas que podem colaborar com a organização, a projeção e a execução de uma pequena reforma doméstica.

2. Busque referências e dicas em revistas e sites específicos

Além das revistas e sites de arquitetura, as redes sociais como o Pinterest são um excelente exemplo de fonte de informações visuais. Elas podem ser utilizadas como referência em seu projeto. No site, você encontra fotografias e ideias interessantes para ajudar na hora de fazer aquela pequena mudança na sua casa ou apartamento.

3. A decoração deve ter a sua cara

Antes de realizar a reforma, identifique as mudanças que deseja e a mensagem que deseja transmitir.

4. Pense em proporções e nas divisões dos espaços

A última dica é muito importante e deve ser objeto de muita atenção durante um projeto de reforma. Especialmente para quem é leigo em arquitetura, já que ela causa um impacto diretamente no resultado final.

Como as proporções e as divisões dos espaçostraduzem a mobilidade e o aproveitamento de um ambiente, é importante que você pense nelas de tal forma que facilitem a movimentação de pessoas, transformando positivamente o local em um ambiente agradável e acolhedor.

Aproveite estas simples orientações e modifique o seu lar com segurança e praticidade.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Compartilhe essa matéria com um amigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Este site foi desenvolvido com o intuito de abordar e valorizar o vasto mundo da arquitetura
com ênfase nas peculiaridades reunidas na cidade de Brasília.
Nos ajude a construir um site interessante e rico em conteúdo. Envie-nos suas dúvidas, críticas e sugestões.

Clique aqui e envie-nos uma mensagem