Exposição Brasília Museu Aberto

A Exposição “Brasília Museu Aberto 2022” será lançada no dia do aniversário de 62 anos de Brasília, com projeções mapeadas no Panteão da Pátria e da Liberdade.

A mostra “Brasília Museu Aberto” 2022 será lançada no dia do aniversário de 62 anos da capital federal com projeções mapeadas no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves em um evento aberto ao público. Nessa edição, o projeto artístico, que tem curadoria de Danielle Athayde, ganha novos nomes da cena artística brasiliense como: Paulino Aversa, Camila Soato, Roger Regner e Lui Rodrigues e uma seleção de obras primas do Museu da República e do MAB- Museu de Arte de Brasília, com obras de Di Cavalcanti, Cícero Dias e Anita Malfati, Tarsila do Amaral e Roberto Burle Marx, entre tantos outros que deixaram sua marca no movimento modernista brasileiro.

Artistas que se juntarão a escultores como Maria Martins, Bruno Giorgi, Marianne Peretti, Victor Brecheret e Alfredo Ceschiatti, pinturas de Carlos Bracher e Alex Flemming, Tarciso Viriato e Galeno, desenhos de Naura Timm, instalacões e esculturas de Siron franco, além de fotografias de Marcel Gautherot, Mario Fontenelle, Peter Scheier, Gabriel Gondim, Raymond Frajmund, Âke Borglund, Rui Faquini, Fabio Colombini, João Facó e dos fotógrafos Celso Júnior e Orlando Brito, que nos deixou esse ano e está representado na exposição, com seu olhar único sobre a política nacional e ângulos singulares da capital federal. Nomes, que já faziam parte da exposição original “Brasília- Da Utopia à Capital”, que já foi apresentada em 12 países, como Espanha, Alemanha e Inglaterra, entre outros, e que deu origem ao formato virtual da mostra, lançada em 2020, período em que a pandemia nos privou de eventos presenciais.

Foi então que a curadora adaptou a mostra para o formato virtual e nasceu “Brasília Museu Aberto”, com projeções mapeadas em locais representativos da capital federal como Congresso Nacional, Cúpula do Museu da República, Casa do Cantador na Ceilândia e Museu Histórico e Artístico em Planaltina e que esse ano acrescentará o MAB- Museu de Arte de Brasília em seu roteiro.

Um dos destaques do projeto é a Coleção Brasília, de um acervo formado pelo casal Izolete e Domício Pereira — considerados pioneiros em razão de residirem na nova capital desde 1959, onde exerceram cargos no governo federal e na Novacap (companhia responsável pela construção da cidade) — reúne um raro acervo administrado pelo curador Cláudio Pereira, filho do casal. Composto por obras de diversos períodos da arte brasileira e internacional, a coleção reúne gravuras, fotografias, desenhos, pinturas, esculturas, documentos e objetos que representam um recorte das artes visuais do período e da estética modernista que se estabeleceu no Brasil nas décadas de 1950 e 1960.

O projeto “Brasília Museu Aberto” apresenta documentos e fotos históricas e atuais, obras de artistas plásticos que viveram essa grande epopeia, que foi a construção da capital no planalto central, e de artistas contemporâneos, que representam o pensamento modernista de uma época, em que Brasília se tornou um marco, com projeto urbanístico único criado por Lúcio Costa e as linhas curvas que fizeram o arquiteto Oscar Niemeyer despontar para o mundo. “Brasília Museu Aberto propõe um novo significado do espaço público, visando potencializar a dimensão de pertencimento do expectador, aproximando-o de conteúdos da sua própria história” analisa a curadora do projeto.

Todo o conteúdo das exposições fica disponível na internet através do site da mostra www.brasiliamuseuaberto.com.br, no instagram @brasiliamuseuaberto e também no facebook Brasiliautopiacapital.

Mais informações

Exposição Brasília Museu Aberto

Data: Abertura dia 21 de abril, das 19h às 22h
Local: Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves – Praça dos Três Poderes

Inscreva-se em nossa Newsletter

Compartilhe essa matéria com um amigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Este site foi desenvolvido com o intuito de abordar e valorizar o vasto mundo da arquitetura
com ênfase nas peculiaridades reunidas na cidade de Brasília.
Nos ajude a construir um site interessante e rico em conteúdo. Envie-nos suas dúvidas, críticas e sugestões.

Clique aqui e envie-nos uma mensagem