PALÁCIO DO ITAMARATY

Projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1970, o Palácio Itamaraty é a sede do Ministério das Relações Exteriores. Durante a concepção do projeto, coube ao Embaixador Wladimir Murtinho transmitir ao arquiteto as necessidades que precisariam ser atendidas, a parceria tão bem sucedida que, até hoje, não foi necessário fazer qualquer modificação estrutural no edifício. O cálculo estrutural, que permitiu a realização de impressionante vão-livre, foi realizado pelo engenheiro Joaquim Cardoso.

O Palácio do Itamaraty é a sede do Ministério das Relações Exteriores e foi concebido para apresentar o Brasil aos visitantes estrangeiros. Por isso, foi construído apenas com materiais nacionais e seus salões abrigam obras apenas de artistas nascidos ou naturalizados brasileiros. O projeto é de Oscar Niemeyer e o paisagismo é de autoria de Roberto Burle Marx.

visitação gratuita é realizada diariamente mediante agendamento, inclusive nos finais de semana e feriados. As visitas acontecem às 9h, 10h, 16h e 17h e são oferecidas em português, inglês e francês.

O agendamento funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h, através do email [email protected] ou do telefone (61) 2030-8051.

Para agendar visitas é necessário fornecer as seguintes informações:
– Dia, horário e idioma desejado (português/inglês/francês);
– Quantidade de visitantes;
– Nome e número de telefone móvel de um dos visitantes.

Mais informações: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/visite-o-itamaraty