Ponte jk

Um dos monumentos mais fotografados da capital, a Ponte JK é parada obrigatória para o turista que visita Brasília. E não é para menos! Os três arcos que atravessam o Lago Paranoá atraem olhares pelo design, pela arquitetura e pela grandiosidade da construção.

A Ponte Juscelino KubitscheK, foi construída para unir o lago Sul com o Plano Piloto. Inaugurada em 15 de dezembro de 2002, a obra da Ponte JK impressiona pela funcionalidade e pela arquitetura monumental que transformam o empreendimento em uma execução ímpar da engenharia brasileira. Iniciando pela arquitetura, com três arcos inspirados pelo movimento de uma pedra quicando sobre o espelho d’água, a obra se integra ao conceito de Brasília, aliando beleza e inovação. A forma estrutural adotada conta com três arcos que sustentam, por meio de estais de aço, três tabuleiros com vão de 240 metros cada um, o que representa um desafio imposto pela arquitetura e vencido pela engenharia. O projeto de Alexandre Chan custou mais de R$ 200 milhões e foi inaugurado em 2002.

Atravessar a ponte a pé é um belo passeio (são 1.200 metros de extensão), porém melhor ainda é sentar-se em um dos bares da orla do lago e aproveitar a vista ao entardecer. 

Via L4 Sul / Lago Sul QL 24/26, Asa Sul/ Lago Sul, Brasília – DF